segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Arizona

Dia 105 Hurricane – Kaibab Natonal Forest 118Km
Elev. 1813m
N36°50.685’
W112°16.546’


Hoje com a ajuda do vento fiz uma boa média, talvez até um pouco depressa de mais porque de manhã sem querer passei por cima de uma das venenosas “Rattle Snakes” Só tive tempo de levantar as pernas por sorte não me mordeu.

Todo o dia a estrada acompanhou uma alta e longa ribanceira ao meu lado esquerdo e deserto do lado direito.

Assassina em fuga


O sinal diz: “Loto, munições para pistola, e cerveja” uma bela combinação, convenientemente disponível no posto de abastecimento



Dia 106 Kaibab National Forest – Marble Canyon 92Km
Elev. 1116m
N36°49.092’
W111°38.233’

Existem duas maneiras de visitar Grand Canyon, a margem na parte Norte e a margem na parte Sul eu hoje passei a uns 80 km da parte Norte, mas segui em frente se eu tivesse ido à parte Norte tinha depois que voltar para trás na mesma direcção por onde já ando á dois dias decidi então continuar e dar a volta ao Grande Canyon até á margem Sul, um desvio de uns 250 km, mas assim fico também mais perto de Vegas o próximo destino.

A floresta de Kaibab é onde vive uma espécie de esquilo com calda branca que só se encontra nesta área. Toda a manha tive com os olhos bem abertos para ver se o via e na hora do almoço vi um, mas não consegui puxar a câmara a tempo de o apanhar.

-------------------


-------------------



Marble Canyon



Dia 107 Marble Canyon – (Jct. 160) 99Km
Elev. 1349m
N36°04.200’
W111°23.796’

Marble Canyon e um espectáculo e eu bem podia passar aqui uns dias a explorar, mas estou a ficar sem comida e tenho que seguir caminho.

O vento mudou de direcção e agora ando a pagar a dobrar pelos os dias que tive de bom vento. Esta zona de Arizona e um refúgio para as tribos de Índios Najavo. O único comércio que parece existir são pequenas tendas com colares e pulseiras feitas à mão, que vendem aos poucos turistas que por aqui passam. Parece-me ser uma das zonas mais pobres por onde passei nos EU.

-------------------


-------------------



Dia 108 (Jct. 160) – Grand Canyon 79Km
Elev. 2257m
N36°02.272’
W111°49.775’

Tive uma engraçada conversa com um dos índios bêbedos (parece haver bastantes por aqui) ainda antes da hora do almoço, ele mostrou-se preocupado e pediu-me que eu tivesse cuidado com os leões, até me deu dicas em como me defender. Eu agradeci-lhe, e segui caminho despreocupado.

Antes de chegar ao parque existe uma longa subida, mas pela noitinha cheguei e acampei perto da entrada.

Isto é que é o Grande Canyon? :(


Dia 109 Grand Canyon 50Km
Elev. 2017m
N36°03.027’
W112°07.323’

No primeiro miradouro conheci Helga, outro alemão ciclista que começou a sua viajem no Canadá e planeou em acabar aqui no Grand Canyon. Passámos o dia a visitar os diferentes miradouros ao longo da margem do Grand Canyon até chegarmos ao parque de campismo.

Amanhã planeamos em acordar cedo para descer ate ao rio colorado e voltar a subir o Grand Canyon são 30Km de caminhada com uma mudança de elevação de 1,400 metros. No posto de informações fomos aconselhados em não fazer tudo num dia, mas para isso era preciso esperar vários dias pelos permites para poder acampar.

Não; isto é que é o Grande Canyon! :)


Desajeitado a tentar não cair



Dia 110 Grand Canyon 0Km
Elev. 2017m
N36°03.027’
W112°07.323’

Acordámos às 5 da manhã e pelas 6 já estávamos à entrada do Kaibab Trail que desce até ao fundo do Grand Canyon.

Foi um espectáculo ver as longas sombras que ao nascer do sol caiam sobre este enorme vale que se torce por vários quilómetros de vista. Pelas 11 da manhã já tínhamos a metade mais fácil feita e aproveitámos para descansar e tomar um banho à beira do rio. Caminhámos mais uns quilómetros à margem do rio e seguimos um outro Trail (Bright Angel trail), para a subida. A subida foi mais fácil do que pensávamos e pelas 4:30 já estávamos de volta no topo.

Nascer do Sol


-------------------


Rio Colorado


-------------------



Dia 111 Grand Canyon 0Km
Elev. 2017m
N36°03.027’
W112°07.323’

Esta manhã acordei mais cedo para ver o sol nascer, mas talvez por não haver nuvens ou pelo ponto de vista, não o achei tão dramático como ontem.

Aqui também existe o serviço de carreiras grátis como em Zion e eu aproveitei para ir até uma das pontas e caminhar de volta pela margem do Grand Canyon que oferece vistas espectaculares das ravinas que se encontram ao longo das gigantescas paredes, depois do pôr do sol apanhei a ultima carreira de volta até ao parque de campismo.

-------------------


-------------------



Dia 112 Grand Canyon – Williams 101Km
Elev. 1955m
N35°15.015’
W112°11.212’

De manhã despedi-me do Helga que partiu cedo a caminho do Aeroporto no seu último dia de viajem, e fui acabar o resto da caminhada que comecei ontem. Pelas 11H00 já estava a caminho da bicicleta.

Quando cheguei a Williams tive a sorte de conhecer Todd que me viu a andar às voltas à procura de um sitio para acampar, e de imediato ofereceu-me um quatro para passar a noite, jantar e até vimos um filme (Crank 2). Foi bom voltar a ter estes luxos, mesmo que por pouco tempo.

Helga a arrumar as coisas no seu ultimo dia


-------------------



Dia 113 Williams – (Route 66) 75Km
Elev. 1679m
N35°16.795’
W112°42.106’

Depois de me despedir e agradecer ao Todd pela sua excelente hospitalidade segui caminho por uma estrada de terra para desviar-me do auto-estrada mas se calhar tinha sido melhor continuar no auto-estrada porque ao fim de 20km estava todo cheio de poeira que os poucos carros iam levantando cada vez que passavam por mim.

Acabei o dia na histórica rota 66 que costumava ir desde LA a Chicago, mas agora existem outras estradas mais directas e a rota 66 existe praticamente só para os turistas.

Estrada de pó


Route 66 com as conveniências todas para os turistas menos preparados do que eu



Dia 114 (Route 66) - Truxton 101Km
Elev. 1274m
N35°27.361’
W113°37.521’

Antes do almoço parei num minimercado para ver o que havia, ao sair da loja John, o dono que estava à entrada pergunta-me de onde sou e depois de uns minutos de conversa insiste a fazer-me um delicioso farnel com fiambre e pastrami que ele mesmo cura no seu fumador e vende aos restaurantes locais. Ele está a pensar em abrir uma secção de sanduíches na sua loja para vender ao público e eu acho que pode ser uma excelente ideia.

John o bom samaritano com um dom para fazer sanduíches


-------------------



Dia 115 Truxton - Kingsman 63Km
Elev. 1080m
N35°13.327’
W114°01.663’

O vento à tarde levantou-se com tal forca que eu tive que encostar e esperar que se acalmasse. Esperei até quase ao fim da tarde sem sorte nenhuma e acabei por me pôr a caminho com o mesmo vento feroz. Cheguei a Kingsman já bem dentro da noite.

-------------------



Dia 116 Kingsman – (Route 93) 88Km
Elev. 732m
N35°45.104’
W114°30.454’

Um dia chato sem nada de especial para contar.

-------------------

0 comentários: