domingo, 15 de novembro de 2009

Utah

Dia 78 Grace – Logan, Utah 112Km
Elev. 1416m
N41°44.189’
W111°50.218’

De manhã achei estranho ver tantos carros e ciclistas a caminho na direcção contrária, mais tarde vim a saber que houve uma corrida de bicicletas na zona, quem me disse foi um senhor com quem parei na conversa por uns bons minutos. Falámos sobre historia, carros, tractores, sítios por onde já passámos, etc. São encontros como este que me fazem realizar o que vou aprendendo durante a viajem, se tivesse-me encontrado com o mesmo senhor à uns meses atrás, a conversa tinha sido bem mais curta.

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Dia 79 Logan – Liberty 40Km
Elev. 1731m
N41°26.276’
W111°49.905’

Logo pela manha já fazia um vento infernal que me batia de frente, então encostei e tentei com pouco sucesso, arranjar o computador que me tem dado alguns problemas, pela tarde o vento abrandou e pus-me a caminho por um atalho.

O trafico do meio dia


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Dia 80 Liberty – Washington Terrace 44Km
Elev. 1336m
N41°10.837’
W111°58.206’

Eu acho que o atalho que apanhei ontem, é uma estrada recreativa para veículos de todo o terreno, de qualquer maneira fizemos o percurso de 15km sem problemas nenhuns e agora tenho a certeza que a bicicleta está pronta para enfrentar o pior.
Hoje foi a vez da chuva e aproveitei para mudar a corrente. Eu trago comigo duas correntes que vou trocando de vez enquanto para que o desgaste das mudanças seja menos constante.

Falcão


Estrada para 4x4



Dia 81 Washington Terrace - Lehi 111Km
Elev. 1374m
N40°25.408’
W111°50.887’

Sinto que estou de novo na Costa Este, onde não existem intervalos entre cidades, e à minha volta trago sempre a companhia do tráfego.
Á noite pareceu-me que estava para chover outra vez, então montei a tenda debaixo da carroçaria de um caminhão, espero que o camionista me veja antes de se pôr a caminho.

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Em todas as direções vêem-se montes, estou admirado que ainda não tive que subir nenhum todo o dia.



Dia 82 Lehi - Thistle 83Km
Elev. 1592m
N39°59.507’
W111°22.892’

Finalmente encontrei um trail que pude usar para fugir ao tráfego e que me levou até Salt Lake City onde visitei o templo dos Mórmons.
Aqui no estado de Utah 70% dos habitantes são Mórmons uma religião que encontrou refúgio em Utah para praticarem no que acreditam, sem terem conflitos com outras religiões, foram também dos primeiros colonizadores no Oeste, bem antes da descoberta do ouro o que incentivou mais tarde milhares de imigrantes a estabelecerem-se no Oeste, principalmente Califórnia.
Existem guias que explicam a função de cada edifício o templo é o único lugar que não se pode visitar é reservado só aos crentes.

Salt Lake Mórmon Templo


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Dia 83 Thistle - Price 86Km
Elev. 1602m
N39°35.568’
W110°47.426’

Outro dia na confusão do tráfego, estou farto de olhar para o mapa e não consigo encontrar outro caminho, nesta região as montanhas é que definem por onde é que se pode passar, a escolha tornasse limitada acabando por todos terem que passar pela a mesma estrada.

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Dia 84 Price – Green River 120Km
Elev. 1187m
N39°06.936’
W110°06.591’

Fora da confusão e de novo nas montanhas.
Quando cheguei a Green River tive o prazer de conhecer Kevan, outro ciclista de Washington State, também descobri que à manhã há um festival do melão e melancia, Green River é famoso por esses frutos e pode-se comer até arrebentar. Eu não preciso de mais razão nenhuma para ficar aqui outro dia.

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E chegou a altura de enfrentar as montanhas



Dia 85 Green River – Crescent Jct. 55Km
Elev. 1315m
N38°50.355’
W109°59.672’

O melão estava excelente e nem foi preciso almoçar, pelas duas da tarde estávamos os dois com dores de barriga com tanta melancia. Eu decidi pôr-me a caminho para esmoer a barrigada. O Kevan decidiu ficar e partir à manhã de manhã. Combinámos em encontrarmo-nos em Moab.

Green River onde acampamos


Festa da melancia


Dia 86 Crescent - Moab 49Km
Elev. 1182m
N38°33.378’
W109°32.066’

Desta vez perdi-me a sério. O meu mapa mostrava uma estrada de brita que atalhava quase até Moab e ontem à noite eu não prestei muita atenção e cortei no primeiro caminho de brita que encontrei em direcção a Moab, só esta manhã quando a estrada começou a desaparecer (depois de uns 20 km) é que me apercebi que estava na estrada errada.
O que agravou a situação foi eu ter falado com uns motociclistas que andavam a fazer MotoCross na zona e que confirmaram com pouca certeza que se eu continuasse por mais uns 10 km ia ter a uma outra estrada que tem placas a indicarem Moab. Voltar atrás nunca me agrada muito, então decidi confiar nos motociclistas. Depois de uma hora comecei a ficar um pouco preocupado o único que havia no meio do deserto eram rastos de motas espalhados por todo o lado. Segui a bússola em direcção a Moab, mas por volta da hora do almoço já só me restava um pouco de água. Pouco depois encontrei a estrada certa, mas preocupado com a falta de água, a secar ao sol e por vezes a ter que puxar a bicicleta por areia, quando vi ao longe um Jeep tive que por mãos ao ar e pedir ajuda.
Felizmente o condutor teve piedade em mim e deu-me uma boleia até á estrada principal que estava ainda a uns 35 km. Quando cheguei a Moab o Kevan já tinha chegado e eu fiquei um pouco envergonhado com a situação, espero que não aconteça outra vez.

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Completamente perdido



Dia 87 Moab 20Km
Elev. 1079m
N38°36.193’
W109°33.988’

Ficamos em um Hostel que nos deixou acampar por $6, e tirámos o dia de descanso. Aproveitei para lavar a roupa e tive que comprar um cabo e cadeado novo, ontem perdi os dois no meio do deserto, só dei conta esta manhã.
Moab é um epicentro para BTT, alpinismo, e tudo o que é relacionado com desportos ao ar livre. Não faltaram lojas de desportos para escolher.

Família de cabras selvagens


Kevan, ele gosta de subir acima de coisas e traz nas malas uma “corda bamba” que ele monta quando acampa para passar o tempo



Dia 88 Moab –Arches National Park 48Km
Elev. 1471m
N38°46.776’
W109°35.518’

Cada qual tem o seu estilo de fazer turismo o Kevan anda um dia e descansa dois ou três eu sou um bocado mais impaciente e tive que seguir caminho.
Esta manhã fui visitar Arches National Park que fica a poucos quilómetros de Moab.
Arcos, torres, picos, colunas,... Uma colecção de obras naturais que se destacam no meio do deserto como uma magnificência que se pode comparar com as mais belas catedrais da Europa. No meio de toda esta beleza reparei num casal de idosos e na maneira em que o senhor tentava descrever o que via, mais tarde apercebi-me que a senhora era cega, não são todos os dias que reconheço a sorte que tenho, hoje fui lembrado disso.
À noite fiz por acidente o pior jantar que tive até hoje, num momento de desequilíbrio entornei o tacho do arroz e acabei por ir dormir com a barriga cheia de areia.

Archs National Park


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Delicate Arch



Dia 89 Archs National Park – Dead Horse State Park 82Km
Elev. 1718m
N38°29.587’
W109°43.946’

Sai do parque por uma estrada de areia em terríveis condições, e quando cheguei à estrada principal tive uma subida que durou o resto do dia até chegar a Dead Horse State Park (DHSP) que fica mesmo ao lado do parque Canyonlands.
Eu decidi visitar DHSP em vez do mais famoso Canyonlands porque acho que tem basicamente as mesmas vistas, e por ser mais pequeno vai-me levar menos tempo a explorar com menos turistas. Canyonlands fica para a próxima vez quando voltar.

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A subida



Dia 90 Dead Horse State Park - Moab 62Km
Elev. 1154m
N38°36.195’
W109°33.989’

DHSP tem uma estreita entrada e á volta está rodeado de ribanceiras que descem uns 300 metros até ao fundo, é como uma península no ar, os cowboys costumavam usar esta área para atrapar cavalos selvagens por isso é que se chama cavalo morto.
No cimo vê-se algo que eu comparo com um desaterro para uma obra que não tem fins nem limites, ao fundo o Rio Colorado, o construtor de tal obra que ao longo de milhões de anos tem vindo a erodir esta área. Passei a manhã toda a dar a volta ao parque pela borda da ribanceira com vistas de um mundo que me é estranho e lindíssimo.
À tarde pus-me a caminho de volta para Moab desta vez por uma estrada para veículos a todo o terreno e que desce através de um vale até ao Rio Colorado.

O rio Colorado


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A certa altura a estrada passa por baixo deste enorme pedregulho


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Dia 91 Moab – La Sal Jct. 28Km
Elev. 1591m
N38°25.336’
W109°26.053’

Passei a maioria do dia a descansar e só pus-me a caminho ao meio da tarde.
Á saída da cidade encontrei um casal simpático de noivos e o seu cão (Buker) a fazerem a travessia ao Pais de bicicleta. Acampámos pouco depois e passámos horas na conversa. Nos últimos dois anos eles caminharam quase 13,000Km do México ao Canadá pelo continental divide e fizeram o appalachian trail completo que também cobre os EU de Norte a Sul desde Georgia a Maine. Eles dizem que andar de bicicleta é bem mais fácil e eu acredito.

O simpático casal e o seu cão que esta na carroça pronto a seguir caminho



Dia 92 La Sal Jct. - Bending 97Km
Elev. 1772m
N37°40.002’
W109°26.097’

De manhã pusemo-nos a caminho Sul, mas passado uns quilómetros eles cortaram em direcção a Colorado (Este) e eu despedi-me para seguir em frente.
Acabei o dia ao fim de uma grande descida ao lado de um pequeno lago.

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Lago onde acampei



Dia 93 Bending – Natural Bridges Monument 78Km
Elev. 1908m
N37°36.673’
W109°59.408’

Outro dia de vento e ainda por cima o caminho foi sempre a subir quando cheguei ao cimo o vento abrandou e fui descendo até escurecer.
Acampei à entrada do parque do monumento Natural Bridges.

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Dia 94 Natural Bridges Monument – Halls Crossing 76Km
Elev. 1656m
N37°25.213’
W110°19.269’

De manhã visitei o parque aonde se podem ver arcos naturais ao longo de um vale. O vento continuou forte e estive quase para ficar no parque à espera que passasse.

Uma das quatro pontes naturais que existe no parque


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Dia 95 Halls Crossing – Burr Trail 69Km
Elev. 1211m
N37°35.836’
W110°46.950’

Hoje tive um dia de sorte.
Logo pela manhã passei por várias ruínas de um povo pré-histórico os Anasazi que habitaram esta zona e parei para explorar as suas humildes casas de pedra e barro, que se situam nas encostas das montanhas todas viradas para o nascer do sol, senti-me um autentico Indiana Jones estas ruínas não estão assinaladas e só quem vai com muita atenção ou muito devagar, como eu, é que se consegue aperceber delas.
Mais tarde já no meio do deserto à borda da estrada avistei uma nota de $5, logo ao lado estava outra de $20 enrolada a outra de $5, levei perto de uma hora a passar a área toda a pente fino, mas sai de lá com a carteira cheia de dinheiro e por causa disso quase ia perdendo o barco que atravessa o lago Powell de duas em duas horas.
Já do outro lado do lago e depois de fazer o almoço fui dar um passeio à borda do lago e acabei por passar a tarde quase toda a pescar com uma cana de pesca que encontrei, deixei a cana na praia para o próximo pescador que não tenha equipamento.
Acabei o dia com outro passeio ao vale dos pilares e vi vários lagartos no deserto que ainda não tinha visto.

As Ruínas


Á pesca


Vale das colunas


Nada mau, para quem não faz nada


Dia 96 Burr Trail 47Km
Elev. 1641m
N37°50.732’
W111°01.400’

O vento agora arranjou uma nova maneira de me chatear, areia. Ouvidos, nariz, olhos, bolsos... trago areia por tudo quanto é canto.
Durante o dia aproveitei para fugir ao vento e fazer várias caminhadas por entradas estreitas e apertadas ravinas que existem ao longo do caminho. O progresso é vagaroso, mas as paisagens são algo de especial. Ao fim do dia apanhei-me com u ma subida que de longe parecia que a estrada terminava ali, só se via uma parede de uns 300 metros, mas a estrada continua, escondida entre as pedras entrelaça uma estrada que devagarinho fui subindo e acabei o dia por acampar no topo.

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Surprise Canyon


A estrada que sobe a ribanceira


Dia 97 Burr Trail - Bolder 74Km
Elev. 1762m
N37°48.622’
W111°24.341’

Hoje o Burr Trail levou-me por dentro do Long Canyon um estreito vale rodeado de enormes paredes de pedra pintadas de castanhos e vermelhos. Ao longo do tempo pedregulhos de todos os tamanhos e feitios vão caindo e a estrada vai negociando o caminho entre eles, é algo de especial poder explorar aquela área de bicicleta sem tráfego nem turistas.
Ao final do dia a sul da pequena vila de Bolder encontra-se uma extraordinária estrada que passa, durante uns bons quilómetros, pelo estreito vértice de uma montanha e dos dois lados da estrada existem enormes vales, dá quase a sensação de que se está a atravessar uma ponte e por baixo passa um turbulento rio de pedra, definitivamente uma das estradas favoritas.

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Dia 98 Bolder - Escalante 55Km
Elev. 2203m
N37°40.832’
W111°49.084’

Esta manhã, deixei-me estar na tenda a ver o sol nascer contra as montanhas, para dar tempo que a temperatura subisse depois do pequeno almoço, fui dar uma caminhada ao pico mais alto que me rodeava. Depois de uma pouca distância de onde acampei a estrada corta á direita e começa a descer ate ao fundo do vale mais tarde volta a subir e expõe à vista uma das ultimas áreas dos EU a cartografar nos mapas.

O acampamento


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Dia 99 Escalante – Bryce Canyon 62Km
Elev. 2540m
N37°36.930’
W112°10.797’

Ao meio da tarde depois de uma grande subida, cheguei ao Bryce Canyon National Park, pelo caminho acima já se podem ver evidencias do que vai haver no parque.
Acampei no parque a uns 2500m de altura, foi uma das noites mais frias que tive até agora, de manhã a água na minha garrafa tinha cubos de gelo.

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Dia 100 Bryce Canyon – Red Canyon 41Km
Elev. 2214m
N37°44.763’
W112°19.169’

Bryce Canyon fez-me lembrar Bad Lands em South Dakota, mas pintado com cores de rosa e de laranja.
O Bryce Canyon pode ser visto por cima no topo das montanhas, mas quem se limita só a isso está a perder a melhor parte do parque, que é seguir um dos caminhos que desce ate ao fundo do vale e passa por entre os “hoodoos” que são pilares em pedra de todas as formas e feitios, parece que se desce a um mundo diferente em que tudo se destaca com mais vida contra um cenário cor de rosa.
Eu notei que não era o único a achar aquilo tudo fascinante, as pessoas que se aventuraram a fazer a mesma caminhada, passavam por mim também com um grande sorriso encantados enquanto olhavam ao seu redor.

Bryce Canyon


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Hoodoos


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Dia 101 Red Canyon – Zion National Park 108Km
Elev. 1704m
N37°14.057’
W112°52.659’

Tal e qual como o nome indica Red Canyon é vermelho e existe um caminho só para bicicletas que desce por entre este vale vermelho.
À noite cheguei a Zion e tentei ver se encontrava um sitio para me esconder mas antes disso um dos guardas florestais parou-me e preocupado por eu estar ainda tão longe do parque de campismo deixou-me acampar mesmo em frente do sinal que dizia proibido acampar.

Red Canyon


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Dia 102 Zion National Park 27Km
Elev. 1321m
N37°15.490’
W112°57.033’

Poucos quilómetros depois da entrada existe um estreito túnel que não permite bicicletas nem peões passar então tive que pedir boleia à primeira carrinha que vi. Um simpático casal de Canadianos reformados não hesitarão em ajudar-me e deram-me uma boleia.
É um privilégio visitar Zion NP de bicicleta a estrada principal do parque não permite carros e tem como opção para os visitantes um serviço de carreiras grátis que pára em vários pontos de interesse. As bicicletas são a única excepção e podem andar na estrada, tive então a liberdade de ver o parque no meu próprio horário.
Zion é um sítio que inspira, com montanhas tão grandes que é difícil acreditar que as pintinhas de verde que se vêm no topo, são os mesmos altos pinheiros que se vêm ao meu lado. Existem gigantes montanhas por todos os lados e a encurvada estrada habilita a paisagem a mudar constantemente.
Durante o dia fiz várias caminhadas que existem ao longo do percurso e ao fim da noite pensei que ia ser mais fácil acampar à borda da estrada porque depois das 18:00h o serviço de carreiras é suposto parar, mas a verdade é que continua até às 22:00h para apanhar os que ficam para trás, eu lá consegui arranjar um esconderijo e fiquei até o dia seguinte.

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Um dos trails passa por dentro do rio


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Dia 103 Zion - Hurricane 53Km
Elev. 975m
N37°10.733’
W113°17.263’

Fui um dos primeiros a começar “Angels Landing Trail” um dos caminhos que sobe até ao topo de uma das montanhas, uma subida que me levou várias horas, mas vale a pena, não só pelas vistas mas também ao fim pelo orgulho de olhar para cima e ver onde já tive esta manhã.
À tarde começou a chover e então pus-me a caminho para Hurricane aonde tenho algum correio á minha espera.

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As vistas no topo


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Dia 104 Hurricane 10Km
Elev. 1016m
N37°11.032’
W113°16.714’

Quando estive em Idaho uma das barras da estrutura da tenda partiu-se e tive que usar fita-cola com alguma ingenuidade de McGyver para arranjá-la ao mesmo tempo mandei um email ao fabricante da tenda e hoje recebi uma estrutura nova grátis para continuar a viajem, nada mau. O resto do dia passeio a fazer pouco ou nada.

As vistas do meu apartamento

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