quarta-feira, 22 de julho de 2009

Canadá

Dia 15 Niágara Falls USA – Niágara Falls Canadá 34 km
Elev. 183m
N43˚05.449’
W079˚05.213’

Esta manha depois de passar algum tempo na biblioteca atravessei para o Canadá. A emigração ficou um bocadinho suspeita com a minha situação de quer viajar em bicicleta e fizeram-me muitas perguntas, tive que amostrar mapas do percurso e conta bancaria, mas ao fim correu tudo bem e deram-me o visa por 60 dias eu acho que só vou precisar de uns 7.

A cidade de Niágara Falls e uma cidade de contrastes que se situa entre dois países metade esta nos EU e a outra metade esta no Canadá, o rio e as cascatas fazem a fronteira. A parte dos EU com exceção da zona das cascatas, encontrasse num estado degradado, tal que eu ate tive medo de parar para tirar fotos. Metade da população parece-me estar no desemprego e passam o dia na esquina com a lata da cerveja há mãos.

A parte do Canadá sabe bem explorar o que a natureza lhes deu e os turistas que lhes trouxe, as ruas parecem um autentico parque de diversão com espetáculos e restaurantes para todos os gostos e feitios.

A cidade Niágara do lado de Canadá / Niagara city on the Canadian side.


A maioria das pessoas dizem que as cascatas são mais bonitas do lado do Canadá por ter um panorama melhor eu pessoalmente gostei mais do lado dos EU por estarmos mais perto no meio de toda a ação.

Cascatas do lado de Canadá / The Falls on the Canadian side


----------------


Dia 16 Niagara Falls -Stromness 92Km
Elev. 147m
N42˚51.297’
W079˚28.922’

Hoje de manha apanhei outra chuvada, mas à tarde já estava tudo enxuto. Parte do percurso de hoje foi pelo “friendship trail”, portanto não houve trafico; foi ai que encontrei o Gary a remendar um furo que teve na bicicleta. O Gary vem de viajem há 8semanas desde Seattle a traz consigo como companhia a Brindil, uma cadela que às vezes caminha ao lado dele, mas na maioria das vezes vai de boleia no reboque, o que não deve de ser nada fácil para o Gary, porque para alem de ter que carregar uns extras 10-15 kg também tem que trazer comida para dois. Mas o Gary explicou-me a razão porque trouxe a sua melhor amiga, a Brindil esta a ficar com alguma idade e esta e provavelmente a ultima oportunidade para terem uma grande aventura. Podem ler as aventuras do Gary e Brindil no seu blog: http://gravytrain2maine.blogspot.com

Ao longe vê-se Buffalo NY / Faro n the other side you can see Buffalo NY


Gary and Brindil


Dia 17 Stromness – Port Dover 82Km
Elev. 205m
N42˚46.297’
W080˚15.904’

Não foi por qualquer razão que o Canadá decidiu construir a maior fonte de todo o pais de moinhos para energia elétrica na costa Norte do lago Erie aonde o vento não falta, e por azar tem vindo a bater-me de frente.

Conseguem adivinhar em que direção eu vou? / Can you guess which direction I’m heading?


----------------


Dia 18 Port Dover – Port Bruce 91Km
Elev. 175m
N42˚39.772’
W081˚00.665’

Outro dia de vento a tentar puxar-me para traz. Tenho vindo pela beira do Lago aonde resta pouco espaço para construir outra casa de férias.
Estou um pouco chateado porque esta tarde ao descansar tive com o telefone na mao e acho que me esqueci dele. Amanha vou ver se ainda la esta.

----------------



Com tanto Vento ate as arvores cressem de lado / So much Wind even the trees grow sideways.




Dia 19 Port Bruce – Port Stanley 120Km
Elev. 132m
N42˚39.669’
W081˚12.701’


120 km total, mas só 20 de avanço.
Antes de tudo deixa-me explicar o horário dos ventos nesta zona: de manha ate as 10:00 não faz vento, depois das 10:00 o vento alevanta a soprar do Oeste mantendo-se forte ate as 6:00 da tarde.
Então esta manha decidi ir á procura do telefone, o ultimo sitio onde o vi estava a 48km de distancia. Alevantei-me cedo deixei as malas no restaurante aonde tomei o pequeno almoço e pus-me a caminho na direção em que o vento normalmente esta por de traz, mas como era cedo não houve vento para ajudar, quando cheguei a Igreja aonde penso ter deixado o telefone não o encontrei. Deixei o meu email com o jardineiro da Igreja que morava ao lado, em caso que alguém honesto o encontre e também deixei uma mensagem no telefone que parece estar desligado. Quando chegou altura de voltar para traz já se tinha alevantado o vento e tive pedalar outra vez contra o vento.

Igreja aonde perdi o telefone / Church where I lost my phone



Camiao para a apanha da fruta / Truck for harvesting fruits.



Dia 20 Port Stanley - Blenheim 89Km
Elev. 226m
N42˚19.500’
W081˚58.331’

Notam-se poucas diferenças entre o EU e Canadá a maior diferença e o menos trafico e o pouco que há tem muito mais consideração para os ciclistas. As propriedades também se vêem mais bem preparadas e limpas. As pessoas são simpáticas, mas as perguntas que me fazem são um pouco diferentes, perguntam-me se eu trabalho, porque e que estou a fazer isto etc... O que me leva a pensar que tiram idéias logo do principio que eu devo de ser um vagabundo maluco, eu estou um pouco suspeito se a simpatia que mostram e genuína. A comida e um pouco mais cara e por cima de tudo as taxas são mais caras também.

Os esquilos no Canadá são pretos nos EU são cinzentos / In Canada de squirls are Black


As caixas de correio / The mail boxes



As praias têm mesas de picnique / The beaches have picnic tables




Dia 21 Blenheim - Lemington 81Km
Elev. 216m
N42˚03.565’
W082˚34.704’

A agricultura nesta zona tem dimensões incríveis são hectares de trigo, milho e feijão. E para alem da agricultura os donos destes terrenos também suplementam as suas bolsas com poços de petróleo que se vêem espalhados no meu do trigo e milho.
À noitinha encontrei uma casa de vendas que estava aberta ao lado duma igreja então aproveitei e instalei-me por uma noite.
A manha devo de estar de volta nos states.

Farmland as far as eye can see



Poços de petróleo / Oil Pump



A minha modesta casinha / My house for the night

0 comentários: